OCARINAS


A ocarina é um instrumento de sopro globular feito de porcelana, terracota ou pedra, semelhante a uma flauta. É um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo. Possui normalmente a forma oval tendo de quatro a treze buracos para os dedos, porém há algumas variações nesse desenho. Um tubo projeta-se de seu corpo servindo de bocal. Normalmente é feito de material cerâmico mas também podem ser usados outros materiais como plástico, madeira, vidro ou metal.

Ocarina é uma família muito antiga de instrumentos, acredita-se ser de uns 12 000 anos atrás. Os instrumentos do tipo ocarina foram de importância particular nas culturas chinesa e centro-americana (onde são freqüentemente feitos na forma de animais, geralmente pássaros,tartarugas,dentre outros animais sagrados para aqueles povos).

O uso comum da ocarina nos países ocidentais data do século XIX, quando sua forma moderna foi inventada pelo italiano Giuseppe Donati. O nome é derivado do italiano (ocarina "pequeno ganso"). Uma forma anterior era conhecida na Europa, feita de chifre de animal, e conhecida como gemshorn.
Foram produzidas ocarinas de porcelana belamente pintadas, como as ocarinas de Meissen. A fábrica de Meissen na Alemanha não construiu ocarinas, mas autorizou os fabricantes de ocarina a usar o padrão Meissen de azul e branco no design exterior.


sábado, 3 de julho de 2010 às 08:22

0 Comments to "OCARINAS"

Postar um comentário